Para refletir...
“Os vencedores percebem,
compreendem e aproveitam o fato de que
a natureza jamais quebra as
suas próprias leis.
E uma dessas leis mostra que
o mundo é como um espelho, que devolve
a cada pessoa o reflexo de
seus próprios atos, pensamentos, crenças e entusiasmos.
A maneira como você
encara a vida faz toda diferença “.
Priorização da Leitura
O professor usará livremente o
jornal em suas aulas conforme julgar adequado, porém é bom que se leve em conta
que:
1.) O mais importante é a leitura, o despertar da
curiosidade do aluno, fazendo com que ele se familiarize com o jornal e sinta
prazer em manuseá-lo, ao mesmo tempo em que vai tomando consciência da
importância que representa o material informativo nele contido.
2.) Deve-se tomar cuidado para que o jornal não seja
utilizado de forma enfadonha. As atividades devem ser criativas e agradáveis.
3.) As atividades escritas e de pesquisa, de acordo com
os objetivos deste projeto, são importante desde que não sejam prioritárias,
uma vez que o objetivo fundamental é a formação do hábito de leitura.
Sugestões de Atividades
ü
Leitura diária do jornal;
ü
Verificação de como o jornal é composto
(dinâmica do chapéu);
ü
A partir de figuras do jornal, criar uma
manchete com nome do aluno;
ü
A partir de figuras do jornal, criar um diálogo
(ou outro tipo de balão);
ü
Mural com notícias separando-as em aspectos
positivos e negativos;
ü
Criação do jornal falado – leitura de notícias
do jornal e resumo das mesmas para que possam ser lidas como um telejornal;
ü
Criação do Jornal da Classe e posteriormente o
Jornal da Escola;
ü
Apresentar uma série de razões que justifiquem
ou rejeitem a mensagem de um determinado artigo de jornal;
ü
Assumir uma posição favorável ou contrária à
mensagem contida em um artigo justificando a sua posição;
ü
Selecionar notícias, artigos, reportagens em
vários jornais e revistas sobre um determinado assunto e identificar pontos em
comum, incoerências e controvérsias;
ü
Sem ler o texto, escrever o que diz na imagem de
jornal identificando emoções expressas, características, necessidades, etc;
ü
Examinar propagandas identificando:
·
Objetivos;
·
Mensagens implícitas;
·
Tipo de clientela que pretendem sensibilizar;
·
Valores da clientela a que se destinam;
·
Sentimentos para os quais pretendem apelar;
·
Pertinência dos apelos.
Fonte: Marlene Grillo
Composição do Jornal
Editorial:
é o texto em que o jornal exprime sua opinião sobre assuntos importantes de
maneira dissertativa.
Entrevista:
sua finalidade é permitir que o leitor conheça opiniões, idéias, etc do
entrevistado, não a do entrevistador. As perguntas devem ser breves e diretas.
Legenda:
é o texto que se coloca sob uma foto, tabela, gráfico, etc para ajudar o leitor
a entende-la melhor.
Lide
ou Lead: significa o início de qualquer texto com informações essenciais
que transmitam ao leitor um resumo completo do fato. Precisa responder: o quê,
quem, quando, onde, como e por quê.
Manchete:
é o título do assunto principal de cada edição.
Notícia:
é a narração do fato de forma objetiva e imediata. Não esgota o fato.
Pauta:
constitui um roteiro mínimo fornecido ao repórter com uma série de indicações
para orienta-lo sobre os ângulos a explorar da notícia.
Reportagem:
busca desenvolver uma seqüência investigativa da própria notícia, apura as
origens do fato, suas razões e efeitos e procura ouvir todas as versões das
partes envolvidas.
Título:
deve, em poucas palavras, anunciar a informação principal do texto ou descrever
com precisão um fato.
Anúncios:
sua finalidade é chamar a atenção do leitor para determinado produto ou serviço
pela forma de elaboração da mensagem veiculada e pelos caracteres gráficos.
Artigos:
podem transmitir apenas informações, mas normalmente trazem a opinião de quem
os assina.
Chamada:
é um texto publicado na primeira página que apresenta a notícia e avisa de que
um noticiário mais completo está em determinada página interna.
Charge:
são desenhos humorísticos sobre temas sócio-político-econômicos que estejam
sendo discutidos na ocasião. Além dela há os quadrinhos que também são desenhos
sobre assuntos de interesse e/ou diversão.
Crédito:
é a assinatura do autor da foto ou da matéria.
Fontes: Manuais de Redação dos
jornais Folha de São Paulo
e O
Estado de São Paulo, oficina O Dia a Dia no DS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário