Jornal na Sala de Aula
Conteúdo: O uso do jornal na sala de aula em sua formação
original identificando os nomes dos cadernos existentes e sua respectiva
paginação.
Objetivo:
Informar a composição do jornal em cadernos; identificar a formação de cadernos
a partir de temas afins bem como a existência de diferente partes como manchete, lead, figuras etc., em um
trabalho em grupo que gere reflexões éticas.
Material
necessário: 4 a
5 jornais iguais sendo 1 jornal à cada grupo de 10 alunos.
Desenvolvimento:
O
professor dirá a comanda e posteriormente poderá aproveitar o seu desenrolar e
apontar alguns pontos de acordo com o acontecido.
O
professor distribui os jornais de forma que cada um fica com uma folha dupla e
fica com um original para si. O restante de folhas únicas deverá ser deixado em
local de fácil acesso.
Comanda:Faça
um chapéu sem usar cola e nem tesoura. Só use a folha dupla e as mãos.
Comanda:Troque
seu chapéu com o colega.
Comentar
como é a troca porque o outro não deve ter algo tão como o que se quer para si,
entre outros aspectos.
Comanda:Desamasse
a folha e torne-a a sua forma original.
Parte II
Explicar
que agora será feita uma atividade entre equipes a partir do líder.
O líder é
quem estiver com a folha do início do jornal, a capa.
Comanda:
Quem tirar a página inicial é o líder.
Identificar para o grupo.
Comanda:O
jornal deve ser novamente montado a partir do que eu irei mostrar.
Comanda:Todos
deverão contribuir e levar as partes ao líder.
Comanda:
Observe o ordem do jornal que irei mostrar.
Mostrar todo o jornal com o
original do professor; a capa, 1º caderno até o fim, ressaltar as folhas que
ficarem sobrando por serem folhas únicas que encontram-se a disposição.
Comanda:Ganha
quem entregar o jornal completo com as folhas na devida ordem numérica e de
cadernos.
Comentar
como foi ser líder e liderado, dentre outros aspectos.
Tempo: de 30 a 50 minutos, dependendo da
série.
Série: 1ª,
2ª, 3ª e 4ª séries.
Disciplinas:
Língua Portuguesa, Matemática, Temas Transversais.
Variações:
em salas não alfabetizadas, há uma ênfase nas figuras e disposição das letras
podendo ser feita a atividade devido a percepção visual e auditiva em uma
leitura de imagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário