Jornal: uma rotina benéfica
Inicio
comumente minhas palestras a respeito do uso do jornal em sala de aula dizendo
que em minha prática não existe uma ação muito complexa, nem tão pouco minha
docência nesse campo assim o é, pois minha ação mais contundente é a leitura
diária do jornal.
Todos
os dias leio a primeira página enumerando as notícias contidas nesta e na
seqüência os alunos discutem espontaneamente, debatendo seus pontos de vista de
forma a respeitar a regra de que para falar é necessário levantar o braço e
quando um fala, os outros devem escutar com respeito a opinião alheia, respeito
esse que quando falta por parte de algum aluno, também será alvo de discussão e
compreensão.
Desta
prática simples, porém, eficiente, surge uma rotina benéfica. Nesse sentido a
rotina atua como um limite para o aluno, onde estaremos educando a liberdade do
aluno com seus próprios limites e potencialidades. Agindo de maneira que o
aluno descubra-se como um indivíduo pensante e assim possa tornar-se crítico,
estabelecendo uma análise do cotidiano, pensando sua vida – vale lembrar que um
dos méritos do jornal é trazer fatos que sejam familiares e próximos ao aluno.
Nessa análise
e reflexão criamos o hábito de pensar, participar, analisar, refletir e
efetivamente os alunos se posicionam diante do mundo de forma mais interativa,
o que nos cabe aferir que tendo esse trabalho uma continuidade, certamente
teremos um mundo melhor, não como utopia, mas sim como produto de uma prática
moderna de lecionarmos através do uso do jornal.
Maria Aparecida Rodrigues
Então bonita! Cadê a ferramenta para eu clicar e ser sua seguidora? Parabéns pela iniciativa, amiga. saudades! Bjs
ResponderExcluir