Atividades com jornal para Educação
Infantil
Leitura de Imagens
Como o jornal em mãos, escolher uma
fotografia que agrade a todos (sem ler a notícia relativa a foto).
1)
Escolhida a fotografia, descrever o que
está vendo – anotar em folha.
2)
Após, interpretar, achando o que
aconteceu e anotar.
Com todos estes dados em mãos,
elaborar um texto coletivo, envolvendo o que foi falado.
3)
Ler a notícia original, comparando com
o texto elaborado.
4)
Dividir o texto e partes e montar um
livro, ilustrando – o.
História
em Quadrinhos
1)
Escolher uma notícia do jornal que
possa ser ilustrada através de história em quadrinhos.
2)
Recortar a notícia e colar em uma folha.
3)
Ler a notícia e elaborar um texto coletivo
sobre ela.
Criar uma história em quadrinhos
sobre a notícia, com no mínimo 4 quadrinhos.
Tempestade de Idéias
1)
Com o jornal inteiro na mão, anotar
todos os cadernos existentes.
Escolher a principal notícia ( para
o grupo) de cada caderno, recortando – a
De todas as notícias escolhidas
eleger pelo grupo, como a notícia mais importante do jornal.
Confrontar a notícia escolhida pelo
grupo, com a notícia mais importante da primeira página, escolhida pelos
editores chefes.
2)
Localizar a notícia no jornal.
Realizar a tempestade de idéias –
falar o que “vier á cabeça' sobre a fotografia da notícia escolhida. Dar
preferência à palavras não frases. No mínimo 20 palavras.
Escolher 5 das palavras da
Tempestade de Idéias e elaborar um texto coletivo.
Do texto coletivo elaborado, retirar
a idéia principal, com poucas palavras.
Escrever cada palavra em uma folha
de sulfite e procurar no jornal, palavras que iniciem com letra da palavra
escolhida.
3)
Ilustrar o texto coletivo com desenho.
Trem de Palavras
1)
Escolher uma fotografia do jornal e
colar em uma folha sulfite.
2)
Elaborar com os alunos que palavra
define aquela foto.
Montar com letras do jornal, o nome
da fotografia, ou o assunto a que se trata.
3)Procurar no jornal, uma palavra
que inicie com a mesma letra que termina a palavra escolhida para representar a
fotografia. ( Exemplo: Palavra sobre a fotografia: FLOR – palavra seguinte deve
começar com R: ROTULA, AMANHECEU, e assim por diante.
4)
Registrar no caderno ou folha as palavras localizadas em forma de trem.
5)
Como variação pode ser feitas atividades com as palavras ou letras encontradas,
quando a criança não sabe ler pode ser feito o reconhecimento da letra em
diferentes formatos por exemplo.
Obs. Podem ser feitas em outras séries , adequando de acordo com a classe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário