sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Uso do jornal = leitura



Para refletir...

“Os vencedores percebem, compreendem e aproveitam o fato de que
a natureza jamais quebra as suas próprias leis.
E uma dessas leis mostra que o mundo é como um espelho, que devolve
a cada pessoa o reflexo de seus próprios atos, pensamentos, crenças e entusiasmos.
A maneira como você encara a vida faz toda diferença “.




Priorização da Leitura

            O professor usará livremente o jornal em suas aulas conforme julgar adequado, porém é bom que se leve em conta que:
1.)    O mais importante é a leitura, o despertar da curiosidade do aluno, fazendo com que ele se familiarize com o jornal e sinta prazer em manuseá-lo, ao mesmo tempo em que vai tomando consciência da importância que representa o material informativo nele contido.
2.)    Deve-se tomar cuidado para que o jornal não seja utilizado de forma enfadonha. As atividades devem ser criativas e agradáveis.
3.)    As atividades escritas e de pesquisa, de acordo com os objetivos deste projeto, são importante desde que não sejam prioritárias, uma vez que o objetivo fundamental é a formação do hábito de leitura.


Sugestões de Atividades

ü  Leitura diária do jornal;
ü  Verificação de como o jornal é composto (dinâmica do chapéu);
ü  A partir de figuras do jornal, criar uma manchete com nome do aluno;
ü  A partir de figuras do jornal, criar um diálogo (ou outro tipo de balão);
ü  Mural com notícias separando-as em aspectos positivos e negativos;
ü  Criação do jornal falado – leitura de notícias do jornal e resumo das mesmas para que possam ser lidas como um telejornal;
ü  Criação do Jornal da Classe e posteriormente o Jornal da Escola;
ü  Apresentar uma série de razões que justifiquem ou rejeitem a mensagem de um determinado artigo de jornal;
ü  Assumir uma posição favorável ou contrária à mensagem contida em um artigo justificando a sua posição;
ü  Selecionar notícias, artigos, reportagens em vários jornais e revistas sobre um determinado assunto e identificar pontos em comum, incoerências e controvérsias;
ü  Sem ler o texto, escrever o que diz na imagem de jornal identificando emoções expressas, características, necessidades, etc;
ü  Examinar propagandas identificando:
·         Objetivos;
·         Mensagens implícitas;
·         Tipo de clientela que pretendem sensibilizar;
·         Valores da clientela a que se destinam;
·         Sentimentos para os quais pretendem apelar;
·         Pertinência dos apelos.

Fonte: Marlene Grillo

Composição do Jornal


            Editorial: é o texto em que o jornal exprime sua opinião sobre assuntos importantes de maneira dissertativa.
            Entrevista: sua finalidade é permitir que o leitor conheça opiniões, idéias, etc do entrevistado, não a do entrevistador. As perguntas devem ser breves e diretas.
            Legenda: é o texto que se coloca sob uma foto, tabela, gráfico, etc para ajudar o leitor a entende-la melhor.
            Lide ou Lead: significa o início de qualquer texto com informações essenciais que transmitam ao leitor um resumo completo do fato. Precisa responder: o quê, quem, quando, onde, como e por quê.
            Manchete: é o título do assunto principal de cada edição.
            Notícia: é a narração do fato de forma objetiva e imediata. Não esgota o fato.
            Pauta: constitui um roteiro mínimo fornecido ao repórter com uma série de indicações para orienta-lo sobre os ângulos a explorar da notícia.
            Reportagem: busca desenvolver uma seqüência investigativa da própria notícia, apura as origens do fato, suas razões e efeitos e procura ouvir todas as versões das partes envolvidas.
            Título: deve, em poucas palavras, anunciar a informação principal do texto ou descrever com precisão um fato.
            Anúncios: sua finalidade é chamar a atenção do leitor para determinado produto ou serviço pela forma de elaboração da mensagem veiculada e pelos caracteres gráficos.
            Artigos: podem transmitir apenas informações, mas normalmente trazem a opinião de quem os assina.
            Chamada: é um texto publicado na primeira página que apresenta a notícia e avisa de que um noticiário mais completo está em determinada página interna.
            Charge: são desenhos humorísticos sobre temas sócio-político-econômicos que estejam sendo discutidos na ocasião. Além dela há os quadrinhos que também são desenhos sobre assuntos de interesse e/ou diversão.
            Crédito: é a assinatura do autor da foto ou da matéria.


Fontes: Manuais de Redação dos jornais Folha de São Paulo
 e O Estado de São Paulo, oficina O Dia a Dia no DS.












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