sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Titulo da Aula: Dinâmica do chapéu



Jornal na Sala de Aula

Conteúdo: O uso do jornal na sala de aula em sua formação original identificando os nomes dos cadernos existentes e sua respectiva paginação.

Objetivo: Informar a composição do jornal em cadernos; identificar a formação de cadernos a partir de temas afins bem como a existência de diferente partes  como manchete, lead, figuras etc., em um trabalho em grupo que gere reflexões éticas.

Material necessário: 4 a 5 jornais iguais sendo 1 jornal à cada grupo de 10 alunos.
Desenvolvimento:
            O professor dirá a comanda e posteriormente poderá aproveitar o seu desenrolar e apontar alguns pontos de acordo com o acontecido.
            O professor distribui os jornais de forma que cada um fica com uma folha dupla e fica com um original para si. O restante de folhas únicas deverá ser deixado em local de fácil acesso.
            Comanda:Faça um chapéu sem usar cola e nem tesoura. Só use a folha dupla e as mãos.
            Comanda:Troque seu chapéu com o colega.
            Comentar como é a troca porque o outro não deve ter algo tão como o que se quer para si, entre outros aspectos.
            Comanda:Desamasse a folha e torne-a a sua forma original.

Parte II
            Explicar que agora será feita uma atividade entre equipes a partir do líder.
            O líder é quem estiver com a folha do início do jornal, a capa.
            Comanda: Quem tirar a página inicial é o líder.
Identificar para o grupo.
            Comanda:O jornal deve ser novamente montado a partir do que eu irei mostrar.
            Comanda:Todos deverão contribuir e levar as partes ao líder.
            Comanda: Observe o ordem do jornal que irei mostrar.
Mostrar todo o jornal com o original do professor; a capa, 1º caderno até o fim, ressaltar as folhas que ficarem sobrando por serem folhas únicas que encontram-se a disposição.
            Comanda:Ganha quem entregar o jornal completo com as folhas na devida ordem numérica e de cadernos.
            Comentar como foi ser líder e liderado, dentre outros aspectos.

Tempo: de 30 a 50 minutos, dependendo da série.

Série: 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries.

Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Temas Transversais.

Variações: em salas não alfabetizadas, há uma ênfase nas figuras e disposição das letras podendo ser feita a atividade devido a percepção visual e auditiva em uma leitura de imagens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário