sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Atividades com jornal para Educação Infantil



Atividades com jornal para Educação Infantil

Leitura de Imagens

            Como o jornal em mãos, escolher uma fotografia que agrade a todos (sem ler a notícia relativa a foto).
1)    Escolhida a fotografia, descrever o que está vendo – anotar em folha.
2)    Após, interpretar, achando o que aconteceu e anotar.
            Com todos estes dados em mãos, elaborar um texto coletivo, envolvendo o que foi falado.
3)    Ler a notícia original, comparando com o texto elaborado.
4)    Dividir o texto e partes e montar um livro, ilustrando – o.

História em Quadrinhos

1)    Escolher uma notícia do jornal que possa ser ilustrada através de história em quadrinhos.
2)     Recortar a notícia e colar em uma folha.
3)     Ler a notícia e elaborar um texto coletivo sobre ela.
            Criar uma história em quadrinhos sobre a notícia, com no mínimo 4 quadrinhos.

Tempestade de Idéias

1)    Com o jornal inteiro na mão, anotar todos os cadernos existentes.
            Escolher a principal notícia ( para o grupo) de cada caderno, recortando – a
            De todas as notícias escolhidas eleger pelo grupo, como a notícia mais importante do jornal.
            Confrontar a notícia escolhida pelo grupo, com a notícia mais importante da primeira página, escolhida pelos editores chefes.
2)    Localizar a notícia no jornal.
            Realizar a tempestade de idéias – falar o que “vier á cabeça' sobre a fotografia da notícia escolhida. Dar preferência à palavras não frases. No mínimo 20 palavras.
            Escolher 5 das palavras da Tempestade de Idéias e elaborar um texto coletivo.
            Do texto coletivo elaborado, retirar a idéia  principal, com poucas palavras.
            Escrever cada palavra em uma folha de sulfite e procurar no jornal, palavras que iniciem com letra da palavra escolhida.
3)    Ilustrar o texto coletivo com desenho.


Trem de Palavras

1)    Escolher uma fotografia do jornal e colar em uma folha sulfite.
2)    Elaborar com os alunos que palavra define aquela foto.
            Montar com letras do jornal, o nome da fotografia, ou o assunto a que se trata.
            3)Procurar no jornal, uma palavra que inicie com a mesma letra que termina a palavra escolhida para representar a fotografia. ( Exemplo: Palavra sobre a fotografia: FLOR – palavra seguinte deve começar com R: ROTULA, AMANHECEU, e assim por diante.
4) Registrar no caderno ou folha as palavras localizadas em forma de trem.
5) Como variação pode ser feitas atividades com as palavras ou letras encontradas, quando a criança não sabe ler pode ser feito o reconhecimento da letra em diferentes formatos por exemplo.



Obs. Podem ser feitas em outras  séries , adequando de acordo com a classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário