quarta-feira, 10 de julho de 2013

Engodo (Férias é sinônimo de reflexão!)



Engodo
Férias é sinônimo de reflexão!

Lembro-me de uma grande educadora que conheci na cidade de Suzano, onde trabalhei por uma década, que disse certa vez, em tom de desabafo: ”Isso aqui é um engodo”. Nossa! Como essa frase reverbera em minha mente...
Por vezes me ponho a pensar se não estou repetindo o engodo...
Este ano em uma “salada perigosa”, misturei livros didáticos com o Programa Ler e Escrever mais o EMAI(uma proposta de atividades matemáticas). Resultado: para meu entendimento, não saiu nada que se aproveite.
Claro que ocorreram algumas ações com boa intenção, mas acho que no geral, a classe foi penalizada. Senti-me sem rumo.
Sempre critiquei o Programa Ler  e Escrever e a dura imposição que me era imposta na Diretoria de Suzano, mas acho que ele é um bom programa que necessita ser revisto e pretendo retomar sua linha de ação.
Acrescentar outros gêneros e não apenas um, bem como  não trabalhar de forma tão maçante.
Mas acredito que a distribuição da rotina sugerida faz muito sentido, pretendo retomar esse aspecto também.
Quanto a  matemática, creio eu, que cinco eixos em uma semana é muito, vou trabalhar com três, mas seguir a distribuição, e não ficar em um único assunto,o que me remete aos equívocos de outrora.
Estranho essa sensação de ter produzido algo ínfimo em relação à educação, mas acredito que somente esta autocrítica pode me levar a repensar a prática, fundamentá-la em teorias e aperfeiçoa-la.
Talvez esse artigo não seja exatamente algo que engrandeça meu currículo, afinal de público desvelo meus equívocos, mas sei também que essa transparência me é inerente, é parte indissociável do meu ser. E assim prefiro deixar claros meus equívocos a ter que escrever sobre algo irreal.
Férias nesse ano, foi sinônimo de reflexão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário