quarta-feira, 13 de março de 2013

Aula com informática

 Acredito que esse incluir digital é um desafio maior do que pensamos,ao menos na rede pública.
Os educadores são quando muito usuários de tecnologia,mas o usar estes recursos e tranformá-los para a vida cotidiana da sala de aula é um desafio.
Usar o computador é uma coisa,usá-lo em suas aulas é outra.
Há aulas que programei a respeito de como usar o Word ou Excel com criançs de forma ter esse recurso como uma ferramenta ludico-poedagógica, mas não vejo muito sucesso em minha prática ,pois em salas com em média 30 alunos eu necessitaria de no mínimo uma sala com 16 computadores,sendo um pra mim e outros para duplas.
Devo resaltar que acredito que o trabalho em dupla é possível mas não é sempre o ideal.
Mas como usar se não há esse espaço na rede pública?
Fica meu desafio,pois eu não conheço nenhuma escola que tenha essa Sala de Informática que funcione com aulas regulares para o Ensino Fundamental.
Quando muito, observo em minha prática que "de vez em quando" os alunos vão,mas apreender esse conhecimento é impossível sem a prática sistematizada.
Assim como a internet,que tantas crianças usam no dia a dia e que são vista como uma extensão do playgroung e não uma forma de se aprender inúmeras coisas.
O computdor é só um brinquedo e nada contra contra esa afirmação mas é preciso avançar mais!
Debate difícil pois, na rede pública ainda que haja professores que desejem usar, a sala de informática em uma escola pública que funcione é um desafio,como dito acima.
Quando há a sala de informática com computadores que funcionem o número é ínfimo diante da quantidade de alunos por sala.
Vamos conversar,pensar para fundamentar nosso agir em busca de mundanças!

Nenhum comentário:

Postar um comentário